Apresentação


O Meditabundo

Segundo o Wikcionário, meditabundo é aquele indivíduo que medita. O que faz um indivíduo que medita? pratica a ação de meditar. E o que é meditar? A palavra meditar vem do latim,meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Para a tradição ocidental esse voltar a atenção para si ocorre quando se pensa sobre algo, quando se cogita, ou seja, quando o pensamento é posto em movimento. Para a tradição oriental, ao contrário, seu significado é o de vivenciar um estado em que a mente se torna vazia e sem pensamento, ou seja, parar o movimento do pensamento. As meditabundices de O Meditabundo são uma síntese desses extremos, ou seja, o fruto de tudo aquilo que me espanta e faz meu pensamento parar e se movimentar ao mesmo tempo.

Ainda segundo o Wikcionário, meditabundo é aquele que, por extensão da definição anterior, está moralmente abatido. Acrescentando-se a definição do Dicionário online de português, Meditabundo é aquele individuo que além de estar moralmente abatido é Melancólico, triste, macambúzio e sorumbático. Nada mais anti-meditabundo que essas definições de meditabundo. As meditações de O Meditabundo são o avesso da sorumbaticidade e da macambuzice de quem insiste em ser triste e melancólico.

O Meditabundo é uma ágora cibernética, pois além de ser um espaço para o uso público da razão é um blog informativo, especialmente sobre filosofia e arte.

É também um blog informativo sobre as aulas de Estética I, Estética II e Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal e Roraima

"Ouse saber" (Kant), visto que, "uma vida não refletida, não é digna de ser vivida" (Sócrates).


Nenhum comentário:

Postar um comentário